quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

História da viola caipira

Boa tarde galera blog....


Acho que todos vocês, devem gostar do som de uma viola caipira, mas é difícil quem sabe a história dela, pois é, hoje vou contar à vocês a história desse instrumento.


  Nascida supostamente na Europa por volta do ano 1300, a viola caipira descende de um instrumento árabe chamado guitarra mourisca.
  A primeira providência foi colocar em uma harpa um pequeno braço de madeira e esticar suas cordas até a extremidade das mesmas. Surgiu, então, um instrumento mais complexo capaz de sobrepujar a música até então realizada. Com o tempo, descobriu-se também que uma corda esticada em um recipiente acusticamente favorável (como uma carapaça de quelônio) produzia um som mais alto.
  Já por volta do ano 1000 surge um instrumento com quatro pares de corda chamado guitarra latina, mais tarde conhecido por guitarra renascentista. Por volta do ano 1300 surgiram na Espanha dois instrumentos derivados da guitarra renascentista: a guitarra barroca com cinco pares de corda e a vihuela com seis pares de cordas.
  Por volta de 1830, o violão chega ao Brasil, através de Santos e Rio de Janeiro,  ao chegar em nossas terras, o instrumento cai no gosto do brasileiro. E ganhou a cidade graça aos métodos, que possibilitava quem sabia ler a oportunidade de aprender a tocá-lo.
  Hoje esse instrumento é o responsável pelas mais belas músicas sertanejas que você pode conferir na nossa Rádio Interativa FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário