segunda-feira, 12 de julho de 2010

Mais EAPIC!!!




Fábio Meirelles é um dos mais representativos líderes rurais que surgiu no Brasil nos últimos 50 anos. Indiscutivelmente seu trabalho beneficiou toda a agricultura brasileira. Meirelles fez discurso em que destacou a importância de um evento como a EAPIC para o desenvolvimento e sustentabilidade  sócio-econômicos do setor agropecuário nacional. Depois, plantou juntamente com Waldemar Yazbek Jr., Vice-Presidente da 37ª EAPIC, e com José Nonato, Presidente da ABCG (Associação Brasileira dos Criadores de Girolando), a muda de guanandi,árvore símbolo do evento em 2010.

Em tempo: Meirelles foi homenageado pela Comissão Organizadora com uma placa de honra ao mérito. E com todo mérito mesmo!Ele destacou que a EAPIC significa a consolidação e continuidade dos anseios dos ancestrais dos agropecuaristas brasileiros, que construíram  com o trabalho no campo uma nação próspera e soberana. Para ele, a EAPIC é um documento vivo e permanente do que o setor agropecuário nacional fez,faz e fará pata o desenvolvimento sócio econômico nacional. Afirma também que o campo, num país tropical,como é o Brasil, necessita cada vez mais de homens notáveis como se vê aqui,em São João,tais como Jairo Hamilton Domingues, Waldemar Yazbek Jr. e o prefeito Nelson Mancini Nicolau,que à frente da Prefeitura não mede esforços para que a EAPIC siga seu destino maior: o de fomentar o setor agropecuário regional.Comenta que o Brasil é o único país dos trópicos que consolidou sua agropecuária devido ao trabalho e dedicação de homens notáveis. E continuará fortalecido se depender de tais pessoas. 

Afirmou ainda que dados recentes da FAESP  indicam que o setor cresceu 8% por hectare produzido nos últimos anos. Separadamente , o estado de São Paulo consolidou-se ainda mais,pois cresceu no mesmo período 14%. E  isto em produtividade,qualidade dos produtos, consolidação de preços. E o estado  venceu a briga com a balança comercial.Sobre o trabalho à frente do  SENAR - Serviço Nacional ,afirma que tem investido muito no aprimoramento,via treinamentos e até alimentação, entre outras ações, do homem do campo. Destaca Meireles que a mulher campesina tem recebido especial atenção e hoje é comum vê-la na lida rural operando com máquinas agrícolas complexas,como tratores informatizados, com muita destreza. Este trabalho com as pessoas do campo é viabilizado pela instituição via sindicatos rurais associados,que recebem estruturas e tecnologias permanentes. Com maior número de pessoas capacitadas  no cenário agropecuário mundial.

Para encerrar,Fábio Meirelles enfatiza: "Nós caipiras somos permanentes.Nós não tiramos de nosso destino os anseios de nossos ancestrais. E cabe a nova geração levar adiante as tradições rurais."

fonte: www.atuanaeapic.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário