terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Curiosidades de Natal - Panetone

pane.gifPanetone
O bolo recheado de frutas secas e uvas secas é uma tradição do Natal italiano e surgiu em Milão, mas há três versões diferentes para explicar sua origem.
A primeira versão é que o produto nasceu no ano 900, inventado por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo teria ficado conhecido como pane-di-Tone. A segunda versão da história diz que o mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, preparou o produto para uma festa em 1395. E a última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar numa padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.


No Brasil, a tradição começou a se expandir depois da Segunda Guerra Mundial, quando imigrantes italianos resolveram fazer o mesmo panetone consumido por eles na Itália na época de Natal.

Um comentário:

  1. é bom quando chega o natal

    É bom quando chega o Natal, porque o Natal é Deus resistindo e insistindo em convencer todas as pessoas a trocar a crueldade pela fraternidade, o ódio pelo amor, a violência pela paz, a exclusão pela acolhida, a dúvida pela fé, a ofensa pelo perdão, a tristeza pela alegria, o indiferentismo pela solidariedade, o egoísmo pela partilha, a morte pela vida.

    É bom quando chega o Natal.

    A gente sente bem mais forte que chegou a hora de sonhar de novo, que este mundo pode mudar, para ser do jeito que Deus desejou: sinal do seu Reino entre nós.

    É bom quando chega o Natal!...

    feliz natal a todos

    ResponderExcluir